Fazer turismo em São Luís do Maranhão é conhecer um pouco mais da tão vasta cultura do país, sentir na pele a alegria do brasileiro e ainda curtir uma cidade litorânea cheia de atividades.

A única cidade brasileira fundada por franceses, depois invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses carrega essa mistura de raízes em sua cultura até os dias de hoje. São Luís, no Maranhão, é um lugar cheio de história, costumes e belezas naturais que compõe uma das cidades mais fascinantes para o turismo do Brasil.

Leia Mais:

Atins, o vilarejo encantador dos Lençóis Maranhenses

Uma tribo indígena na Amazônia

Comilando e o famoso Tacacá de Manaus

A capital maranhense é dona de um dos maiores patrimônios históricos da América Latina, principalmente pela fase da colonização portuguesa. O centro histórico possui cerca de 3.000 imóveis tombados. Parte do conjunto arquitetônico colonial português foi declarado Patrimônio Mundial em 1997.

Como dizem os próprios ludovicenses (confesso que aprendi lá que quem é nascido em São Luis tem esse nome), existem três estações no ano na cidade: calor, quentura e mormaço. E esse clima quente não fica só na previsão do tempo, o povo é acolhedor, tem um bom humor e alto astral contagiantes.

Da herança portuguesa às tradicionais festas de São João. A capital maranhense sustenta memórias em seus costumes que merecem ser vivenciadas por quem é de fora da cidade. Fazer turismo em São Luís do Maranhão é conhecer um pouco mais da tão vasta cultura do país, sentir na pele a alegria do brasileiro e ainda curtir uma cidade litorânea cheia de atividades.

Confira 6 passeios indispensáveis quando estiver fazendo turismo em São Luís do Maranhão:

Caminhar no Centro Histórico:

Caminhar pelo centro histórico de São Luís é uma parada obrigatória na cidade, já que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Observar a arquitetura local e as casas de época é um programa e tanto. Fica evidente a preocupação com o clima na arquitetura local, que é sempre quente e úmido. Uma das soluções foi a instalação de azulejos para impermeabilizar as fachadas feitas de taipa dos sobrados.

No passeio, vale conhecer o Palácio dos Leões (detalhes abaixo), o Palácio de La Ravardière (sede da prefeitura), a Catedral de São Luís, o Palácio Episcopal, o Museu Histórico, o Convento das Mercês, entre outros. 

festa de são joão em são luis do maranhão Foto: Bruno Tavares

Centro Histórico de São Luis

festa de são joão em são luis do maranhão Foto: Bruno Tavares

Palácio dos Leões

A residência oficial do Governador é um dos maiores símbolos da cultura do Maranhão. O Palácio foi construído em1626 e restaurado há 15 anos. Hoje, ele se tornou um dos ‘musts’ da cidade. A entrada no local é franca e é preciso usar uma proteção nos sapatos para não riscar o piso de madeira. Por isso, é preciso cuidado para não escorregar.

sao luis do maranhao por bruno tavares

Palácio dos Leões – Foto – Flicker Lyssuel Calvet

Festa de São João

Em junho, acontece uma das festas mais tradicionais da cidade: a de São João. A felicidade por lá contagia, a energia, as danças, as tradicionais roupas: é um grande arraiá (ou arraial) de raíz, cheio de traços folclóricos. Existem diversas brincadeiras no meio da festa e o Bumba-meu-boi é o mais característico deles.

Nessa brincadeira, os diferentes tipos de dança são chamados de ‘sotaque’ pelos locais – e não tem nada a ver com a quadrilha que muitos estão acostumados. Os participantes da festa dançam cinco tipos diferentes de ‘sotaques’ em um dos principais ciclos culturais do Maranhão. Os sotaques mudam conforme os ritmos, instrumentos, personagens e religiosidade apresentada.

A festa de São João de São Luís do Maranhão é uma das mais incríveis do país e vale muito participar desse grande arraiá, principalmente se estiver fazendo turismo em São Luís no mês de junho.

Kitesurf

As regiões norte e nordeste do Brasil são reconhecidas mundialmente como um dos melhores ‘points’ de kitesurf do mundo. São Luís é a segunda melhor região de vento do Brasil, só fica atrás do interior do Ceará. Os ventos constantes alísios de 10 a 25 nós trazem as condições perfeitas para os praticantes voarem e colorirem os céus da cidade com suas pipas e pranchas.

festa de são joão em são luis do maranhão Foto: Bruno Tavares

KiteSurf em São Luis do Maranhão

festa de são joão em são luis do maranhão Foto: Bruno Tavares

A vantagem de São Luís é que o vento fica na área urbana, sem a necessidade de longas viagens para chegar nos melhores picos de vento. Para quem pratica o esporte, a região litorânea é contínua e perfeita para fazer ‘downwind‘ e seguir pelas praias do estado. Existe até uma travessia de cinco dias que sai do Ceará e chega em São Luís.

Aos iniciantes, a cidade possui diversas escolas de kitesurfe que ensinam em algumas aulas como manejar o kitesurf.

Rota da Juçara

A juçara é da mesma família do famoso açaí. O juçara é um fruto um pouco menor que o açai, com menos acidez e um pouco mais doce.  A região chamada Maracanã, possui uma grande reserva de palmeira Juçara na grande São Luís.

Por lá, é possível fazer uma trilha para conhecer os pés, as técnicas de cultivo e colheita. Depois de tudo, os guias levam para um restaurante para mostrar como fazem o suco da juçara, acompanhado de carne de sol e camarão. Vale a pena o passeio.

festa de são joão em são luis do maranhão Foto: Bruno Tavares

Aprendendo sobre a Juçara com o guia local

sao luis do maranhao Por - Bruno Tavares

Colhendo Juçara / Foto – Usp

sao luis do maranhao Por - Bruno Tavares

Juçara / Foto – imirante.com

 

Experiência Gastronômica

A comida nordestina é uma maravilha e uma das grandes riquezas brasileiras, principalmente para os Comilandos de plantão. Viver uma experiência gastronômica no Maranhão é uma atração e tanto. Experimentar os frutos do mar, peixes e um tempero delicioso fazem parte do ‘must‘ para quem visita a cidade. No próximo post, vamos falar mais sobre as experiências gastronômicas do Maranhão.

turismo em sao luis do maranhao Foto: Bruno Tavares

Comida do Restaurante Cabana do Sol – Carne, que é banhada com manteiga de garrafa quente e acompanha o baião de dois, pilão de macaxeira e a própria macaxeira cozida, paçoca (carne de sol + farinha de mandioca pilada) + arroz branco, feijão verde com legumes, arroz de cuxá, arroz Maria Isabel (arroz + carne seca).

 

Já sabe o que fazer de Turismo em São Luís do Maranhão? Comente aqui!

 

Planeje sua viagem:

Encontre sua hospedagem em São Luis do Maranhão no Booking.com