G’day!

Por: Larissa @hellolarissa

” Se a sua dúvida é sobre a Austrália você veio ao lugar certo. Como já disse em outro post a minha história com a Austrália é longa, para ser mais exata, a Austrália tem sido a minha ‘home’ a mais de uma década.

Ao longo desses mais de 10 anos tive o prazer de receber vários amigos e familiares por aqui e com o tempo percebi que as dúvidas iniciais sobre a Austrália sempre giram em torno dos mesmos temas. Antes de vir e até mesmo antes de decidir se a Austrália é o destino certo muitas pessoas costumam entrar em contato comigo para tirar dúvidas, e as perguntas são quase sempre as mesmas: onde é a Austrália mesmo? Fica em qual continente? Como é o clima? Etc.

dicas da australia

Opera House em Sidney – Foto: Divulgação

Bom… algumas dessas perguntas com certeza podem ser respondidas pelo Google, mas nada melhor do que alguém com experiência para tirar suas dúvidas e garantir que você tenha paz na consciência e uma viagem inesquecível. Então, pensando em você, mais uma vez entrei em contato com meus amigos Aussies (Australianos da gema) e juntos organizamos as 10 perguntas mais comuns que recebemos e montamos essa lista de dicas da Austrália.

Enjoy! (aproveite)

Leia Mais:

Fraser – Austrália

10 pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer na Austrália

Great Ocean Road: 270km de beleza pela costa australiana

1. Onde fica a Austrália mesmo?

A palavra Austrália vem do Latin australis, que significa ‘austral’, ou seja ‘do sul’. Localizada no hemisfério sul, mais especificadamente na Oceania, a Austrália é o sexto maior país do mundo com uma área de aproximadamente 7,692,024 quilômetros quadrados. Banhada pelos oceanos Índico e Pacífico a Austrália também é conhecida como país-ilha, já que é a maior ilha do mundo (tem quem discorde!) e não possui fronteiras terrestres.

2. Preciso de visto para ir para a Austrália?

Sim! Brasileiros precisam de visto e o processo para a obtenção do mesmo, dependendo do tipo de visto, pode ser longo e cheio de picuinhas. Para saber mais visite o site da Embaixada da Austrália no Brasil.

3. Qual é a Capital da Austrália?

Não, não é Sidney. E também não, não é Melbourne. A capital da Austrália é Canberra, mas esse nem sempre foi o caso. A história de Canberra é longa e teve muita política, confusão e democracia envolvida em seu estabelecimento. Resumidamente a história foi mais ou menos assim:

1901 – a Austrália torna-se uma federação e a nova nação precisa de uma capital
1908 – depois de muita discussão e uma disputa acirrada entre Sidney e Melbourne, o parlamento vota para que a região de Yass-Canberra seja sede da nova capital Australiana
1911 – o Ministro King O’Malley aprova a competição internacional para o design da Capital Federal
1912 – o casal Walter Burley Griffin e Marion Mahony Griffin de Chicago ganham a competição
1913 – Gertrude Denman, mulher do Governador Geral, nomeia Canberra e a capital é oficialmente inaugurada.

Fim. Agora você sabe qual é a capital da Austrália e tem até história para contar.

4. Como é o clima na Austrália? É frio?

Ao contrário do que muitos acreditam, o clima na Austrália não é nem só quente e nem só frio e tudo irá depender de onde você estiver e de quando estiver passando por aqui. Acho o clima Australiano ótimo e na maior parte do ano bem parecido com o do Brasil, sem temperaturas muito extremas. Sidney, por exemplo, fica localizada em New South Wales e durante o inverno a temperatura média na cidade gira em torno de 8.8 – 17°C e já durante o verão pode ficar entre 18.6 – 25.8°C.

Como regra geral, os estados do norte (Queensland, Northern Territory e a parte norte de Western Australia) geralmente tem o clima mais quente durante a maior parte do ano. Já os estados do sul (New South Wales, Victoria, Tasmania, South Austrália e a parte sul de Western Australia) tendem a ter o inverno mais frio. As estações climáticas da Austrália são iguais as do Brasil:

Verão: Dezembro a Fevereiro
Outono: Marco a Maio
Inverno: Junho a Agosto
Primavera: Setembro a Novembro

5. Posso dirigir na Austrália?

Visitante internacional pode dirigir na Austrália com carteira de motorista do país de origem por um período de no máximo três meses sobe a condição de que a carteira esteja em Inglês. Se a carteira não é em Inglês, como é o caso dos Brasileiros, deve-se obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) com o departamento de transporte do estado. Para mais informações visite esse site do governo Australiano.

6. Qual o fuso horário na Austrália?

A  Austrália é dividida em três fusos horários diferentes:

A Hora Padrão do Leste da Austrália (AEST) que é igual ao Tempo Universal Coordenado mais 10 horas (UTC +10).

A Hora Padrão Central da Austrália (ACST) que é igual ao Tempo Universal Coordenado mais 9½ horas (UTC +9½).

A Hora Padrão do Oeste da Austrália (AWST) que é igual ao Tempo Universal Coordenado mais 8 horas (UTC +8).

Para ficar mais fácil de entender a Austrália está entre 8 a 10 horas à frente do Brasil. Lembrando que alguns estados Australianos também tem horário de verão.

7. Qual o idioma na Austrália?

O idioma na Austrália é o Inglês Australiano, também conhecido como Australianês. A lingua é bem diferente do Inglês Norte-Americano e Britânico e tem características bem peculiares. Confira o nosso post ‘A língua oficial da Austrália não é o Inglês!’ para saber mais sobre o jeitinho Australiano de conversar.

8. Qual a melhor época para visitar a Austrália?

A melhor época para visitar a Austrália definitivamente é durante a primavera ou verão, ou seja, entre Setembro e Fevereiro. Dezembro/Janeiro são os meses ideais para quem quer aproveitar as festas de fim de ano, lembrando que a queima de fogos da virado de ano na Austrália é simplesmente imperdível. Eu disse IMPERDÍVEL ok?! Os maiores problemas para quem viaja nessa época são os valores caros da alta temporada e o grande número de turistas.

Para quem quer evitar as festas de final de ano e/ou para quem quer economizar na viagem a recomendação é para programar a vinda para a Austrália para os meses de Outubro/Novembro ou Fevereiro/Março.

9. Qual é a bandeira da Austrália?

dicas da austrália

Bandeira da Austrália – Flickr: Mickaël T.

A bandeira nacional Australiana foi erguida pela primeira vez em 3 de Setembro de 1901 quando o então primeiro ministro, Edmund Barton, anunciou os vencedores da competição para o design da bandeira Australiana. A bandeira tem 3 elementos:

1. The Union Jack (Bandeira do Reino Unido)
No topo do lado esquerdo, representando a história dos conquistadores Britânicos na Austrália.

2. Southern Cross (Cruzeiro do Sul)
Na metade direita da bandeira está o Cruzeiro do Sul, a constelação que só pode ser vista do hemisfério sul. Essa constelação também aparece na bandeira Brasileira.

3. Commonwealth Star (Estrela da Federação)
Do lado esquerdo, embaixo da Union Jack, está a Estrela da Confederação. A estrela tem sete pontas representando a união dos 6 estados e territórios Australianos.

10. O custo de vida na Austrália é caro?

Sim, é caro! Bom, esse é assunto para um post bem longo porque o alto custo de vida aqui vem com benefícios que compensam o valor elevado que os Australianos, ou qualquer outra pessoa morando na Austrália, tem que pagar por coisas básicas como moradia, alimentação e transporte. Quando as pessoas me perguntam quanto elas devem trazer para a Austrália sempre pergunto qual é a situação. No caso de turista depende muito do tipo de turismo que o viajante deseja fazer, já no caso de quem quer vir para estudar e morar por um tempo sempre digo para estarem preparados para gastar no mínimo entre AUD$300 – AUD$400 dólares Australianos por SEMANA! Por semana porque aqui geralmente recebemos o salário e pagamos as contas semanalmente. Para saber mais informações sobre como morar na Austrália, clique aqui.

Bom, essas são as perguntas que recebo com mais frequência. E você, tem alguma pergunta para a gente? Que saber mais dicas da Austrália? Deixe seu comentário aqui no post ou visite o perfil @hellolarissa no insta.”

Planeje sua viagem:

Reserve seu hotel em cona Austrália no Booking.com

Garanta seu Seguro Viagm desconto pela Mondial Travel