A culinária do Maranhão é cheia de influências, temperos e sabores inesquecíveis. É tão deliciosa, mas tão deliciosa, que ganha um post dedicado só a ela. Já falamos aqui sobre os 6 passeios indispensáveis em São Luís do Maranhão, agora é vez do artigo dedicado aos Comilando’s de plantão.

Leia Mais:

Atins, o vilarejo encantador dos Lençóis Maranhenses

Turismo em São Luís do Maranhão: 6 passeios indispensáveis na cidade 

A capital maranhense abriga restaurantes de primeira qualidade em termos de gastronomia. E quando se trata de comida nordestina, ela se eleva a outro patamar – ainda mais delicioso, cheio de frutos do mar, temperos e misturas bem elaboradas. Por lá, existem casas para todos os tipos de gostos, bolsos e vontades: dos restaurantes mais sofisticados, aos com experiências exclusivas e os mais simples e cheios de encantos. Visitamos os melhores restaurantes da cidade  e separamos as melhores opções de onde comer em São Lúis do Maranhão para vocês:

Restaurante Cabana do Sol

Na Avenida da Praia, com uma das vistas mais bonitas da cidade, o Restaurante Cabana do Sol é um dos mais sofisticados e bem decorados da cidade. A comida é muito, muito boa, principalmente a carne de sol que é a especialidade do restaurante. Ela é banhada com manteiga de garrafa quente e acompanha o baião de dois, pirão de macaxeira e a própria macaxeira cozida, paçoca (carne de sol + farinha de mandioca pilada) + arroz branco, feijão verde com legumes, arroz de cuxá, arroz Maria Isabel (arroz + carne seca). O prato é para 2 pessoas, mas serve até 4 tranquilamente, com um preço médio de R$ 115.

onde comer em sao luis do maranhao Foto: Bruno Tavares

Restaurante Cabana do Sol

R. João Damasceno, 24 – São Marcos, São Luís – MA, 65075-380, Brasil

Almoço restaurante do Senac

Um dos restaurantes mais bem conceituados da cidade, ele é uma verdadeira experiência gastronômica tanto para os clientes, quanto para os chefs. Isso porque quem cozinha por lá são os alunos que fazem estágio de gastronomia do curso do SENAC e servem o almoço em um esquema de Buffet. É como se eles estivessem em uma sala de aula real, mas não deixam nada a desejar – pelo contrário – os pratos são de primeiríssima. Ele fica na região do centro histórico de São Luís. No prato que pedimos tem arroz de cuxá, lula ao molho Cleópatra, vatapá e camarão. O preço do buffet completo custa em média 50 reais – vale muito a pena!

Rua de Nazaré, 242 – Centro
CEP: 65.010-410
(98) 3198-1100
Email: [email protected]

 

Cafofinho da Tia Dica

Aberto recentemente, é um dos restaurantes que vem se tornando cada vez mais conhecido na cidade – por aliar excelente gastronomia, com um ambiente típico do Maranhão na região do centro histórico. A especialidade do Cafofinho da Tia Dica é o arroz do mar e os peixes da casa. É um ambiente bem familiar, que vale super a pena conhecer.

onde comer em são luís do maranhão Foto: Bruno Tavares

Peixe do Restaurante da Tia Dica

onde comer em são luís do maranhão Foto: Bruno Tavares

Arroz do Mar

Travessa Marcelino de Almeida, 173 – Centro Histórico, São Luís – MA, 65010-380, Brasil

Casa Sete

Para quem quer fugir dos peixes e frutos do mar, uma excelente opção é um jantar ou almoço na Casa Sete. O restaurante, além de belíssimo pela arquitetura sofisticada em um casarão, tem como especialidade as carnes. É um restaurante mais fino, com um preço um pouco mais salgado, mas vale conhecer.

onde comer em são luís do maranhão Foto: Bruno Tavares

T-Bone, Prime Rib, Beef Ancho, Linguiça de Costela Angus – Foto: Facebook Oficial ( /casa7 )

Rua Junquilhos, 7 – quadra 9 – Ponta D’areia, São Luís – MA, 65077-410, Brasil
 

Casa de Juja – Ateliê Gastronômico 

A experiência gastronômica mais indispensável para quem estiver procurando onde comer em São Luís do Maranhão. Sem dúvida, um dos melhores restaurantes da cidade. A chef Juja tinha um restaurante no centro histórico. Segundo ela, ela acabou mudando o restaurante para uma experiência mais privada na casa dela. Ela começou chamando apenas convidados e hoje ela recebe visitantes que ligam e reservam com antecedência. É preciso ligar, falar o que você quer comer e que horas vai ao restaurante. A experiência é um pouco mais cara que os restaurantes convencionais, mas é deliciosa e fundamental para quem quer conhecer mais sobre a culinária do Maranhão. Comemos um prato de entrada com: casquinha de caranguejo, camarão empanado, bolinho de bacalhau (massa de macaxeira), patinha de caranguejo empanada e o vatapá, o melhor que comi na vida e, como menu principal: Arroz do mar, arroz de cuxá, torta de camarão e de caranguejo.

Reservas exclusivamente via WhatsApp 98 98768-6716 · 98811-5112. O endereço é sempre repassado após a confirmação da reserva via WhatsApp.

 

Restaurante da Tia Tereza

Apesar do restaurante não ter muito glamour, é a melhor opção para quem for visitar as Fronhas Maranhenses. É um restaurante simples, mas com uma comida excelente. Nós recomendamos o peixe, a carne de sol e a caranguejada. Além disso, a vista do Tia Tereza é muito bonita para o mar.

onde comer em são luís do maranhão Foto: Bruno Tavares

Famosa Caranguejada do Restaurante Tia Tereza – Foto: Facebook Oficial ( /TiaTerezaRestaurante )

 R. do Coqueiro, 126, Raposa – MA, 65138-000, Brasil

Guaraná Jesus

Essa dica não tem muito a ver com restaurantes, mas sim com a experiência gastronômica de quem visitar São Luís do Maranhão. Vale a pena provar o Guaraná local. Comprado pela Coca Cola, o tradicional Guaraná tinha restrições e não podia ser vendido em outros lugares fora do Maranhão. O povo local tem muito orgulho dessa história.

onde comer em são luís do maranhão Foto: Bruno Tavares

O famoso Guaraná Jesus

E você? Já sabe onde comer em São Luís do Maranhão? Comente aqui!

 

Planeje sua viagem:

Encontre sua hospedagem em São Luis do Maranhão no Booking.com

Garanta seu Seguro Viagem com desconto pela Seguros Promo