O Monte Roraima é um dos lugares mais cobiçados por trilheiros do mundo inteiro, por toda sua beleza, excentricidade, história e também pela dificuldade de acesso. Confira neste post tudo o que você precisa saber para conhecer esse lugar misterioso e fascinante.

O Monte Roraima é um tepui, um típico platô do planalto das Guianas, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. O acesso é feito pelo lado Venezuelano, país que detém a maior parte do monte, pela Rota de Paraitepuy.

Para chegar lá é preciso muita disposição, são 3 dias só para chegar no topo e 2 para voltar. As expedições são de no mínimo 6 dias e é necessário acampar pelo caminho. Com uma altitude de 2.875 metros, o Monte Roraima é o oitavo ponto mais alto do Brasil. Sua origem remonta do período pré-cambriano, período geológico anterior a existência de vida complexa no planeta.

como ir para o monte roraima Por: Dayana Souza

Topo do Monte Roraima

É um lugar único e todo o mistério envolvido inspirou o escritor Conan Doyle a escrever a obra “O Mundo Perdido” e posteriormente também foi inspiração para o filme “Up Altas Aventuras”, que conta uma emocionante história sobre realizar seus sonhos.

Quando ir

A melhor época para este trekking é entre os meses de dezembro a março, período menos chuvoso na região.

Clima

O clima é tropical quente e úmido, com temperaturas variando entre 24°C e 26°C. No topo a temperatura cai bastante e faz frio. Além disso, o clima é bastante instável e devido a altura do local, é comum ter muita névoa, o que traz um certo ar de mistério ao lugar e a sensação de estar andando sobre as nuvens.Também chove bastante na região, fazendo surgir várias quedas d’água no caminho, por isso o Monte Roraima também é conhecido como o paraíso das cachoeiras.

como ir para o monte roraima Por: Dayana Souza

Trilha para o Monte Roraima

como ir para o monte roraima Por: Dayana Souza

Uma das cachoeiras do Monte Roraima

Como chegar

Para chegar ao Roraima é obrigatório ter um guia local, que pode ser contratado diretamente na Venezuela ou por meio de agências. A porta de entrada é a cidade de Santa Helena de Uairém, na Venezuela e a forma mais fácil de chegar lá é atravessando a fronteira a partir de Boa Vista.

Existem basicamente 3 opções de chegar até lá:

1 – Contratando uma agência no Brasil:
Tem a facilidade de ter o pacote todo montado por uma agência brasileira, deslocamento até a Venezuela, não precisa se preocupar com nada, porém os preços são mais elevados.

2 – Contratando uma agência na Venezuela:
Os preços praticados delas agências da Venezuela são mais atrativos que os das agências brasileiras, por causa da valorização do real em relação ao Bolívar. No entanto você terá que chegar na Venezuela por sua conta.

3 – Contratando um guia na Venezuela:
Se você tiver um grupo formado, essa é a melhor opção e a forma mais econômica de chegar ao Monte Roraima, porém exige um pouco mais de trabalho pesquisando um guia de confiança, montando um grupo e indo até Santa Elena por conta própria.

como ir para o monte roraima Por: Dayana Souza

Trilha para o Monte Roraima

No final das contas, não vai fazer muita diferença se você contratou agência ou guia, porque as agências contratam esses mesmos guias para levar o grupo e são eles que fazem tudo, levam e preparam a comida, levam as barracas, montam o acampamento. Quando você começa o trekking é tudo igual, todos dormem nos mesmos acampamentos, as comidas são parecidas.

Quando você contrata um guia, na verdade está contratando a equipe inteira, que inclui carregadores das comidas e barracas e o carregador do lixo / banheiro. Você também pode contratar um carregador particular para levar a sua mochila. A maior diferença da agência brasileira é incluir o deslocamento até a Venezuela e ter um guia brasileiro acompanhando.

como ir para o monte roraima Por: Dayana Souza

Carregadores

Como eu estava sozinha, optei por contratar uma agência de Boa Vista chamada Clube Native. O preço do pacote de 7 dias custou R$1.200,00. O pacote inclui transporte até a Venezuela, hospedagem em Santa Elena de Uairém, alimentação nos 6 dias de trekking, barracas, taxas administrativas e todos os deslocamentos por lá. Você só precisa levar suas roupas e seu saco de dormir. O resto é com eles.

Se você optar por chegar na Venezuela por conta própria, saiba que é bem fácil chegar. Na rodoviária de Boa Vista saem ônibus para Santa Elena e também táxis compartilhados, que cobram R$40,00 por pessoa. São 230 km de distância até Santa Helena, cerca de 2 horas de viagem. Não tivemos nenhum problema na fronteira nem circulando pela Venezuela. A região é bem afastada dos centros urbanos e fica numa área indígena.

Documentação

Não é obrigatório levar passaporte, apenas identidade e cartão internacional de vacinação contra febre amarela.

Hospedagem

Durante o trekking o pernoite é feito em barracas em acampamentos montados próximos de rios. A hospedagem no topo é feita nos hotéis, nome dado aos abrigos feitos nas cavernas, onde se montam as barracas para se protegerem das chuvas e do vento.

como ir para o monte roraima Por: Dayana Souza

Acampamento na trilha com vista para o Monte 😉

como ir para o monte roraima Por: Dayana Souza

Acampamento montado na trilha para o Monte Roraima

Alimentação

Toda a alimentação é levada pelos guias locais, que preparam 3 refeições por dia. Vale a pena levar uns petiscos para comer entre as refeições.

como ir para o monte roraima Por: Dayana Souza

A comida sendo preparada na trilha do Monte Roraima

como ir para o monte roraima Por: Dayana Souza

Comida fresquinha 😉

Como é o trekking

O trekking é longo, com algumas subidas, mas a maior parte plana. Também cruza alguns rios pelo caminho. Em média caminha-se 10 km por dia, fazendo paradas no caminho para descanso. Dá pra caminhar sem pressa, no seu ritmo. A última etapa é uma subida bem íngreme de 4 km, por uma trilha no meio da mata.

Resumo da expedição Monte Roraima de 6 dias:

Dia 1 – 12 km de caminhada desde Paraitepuy até o acampamento Tek.
Dia 2 – 10 km de caminhada até o acampamento Base.
Dia 3 – 4 km de subida até o topo e acampamento nos hotéis formados pelas pedras.
Dia 4 – Exploração do topo, visitando os principais pontos turísticos, Maverik, La Ventana, Jacuzzi, Abismo.
Dia 5 – Descida até o acampamento Base e caminhada até o acampamento Tek
Dia 6 – Retorno para Paraitepuy e retorno para Boa Vista.

No total são cerca de 85 km percorridos durante a expedição.

Atrações

Chegar ao topo do Monte Roraima não significa que a viagem terminou, ela está apenas começando. Seu extenso platô esconde diversas belezas que necessitam de 2 a 7 dias para ser explorado.
O topo lembra a superfície lunar, com formações rochosas inusitadas e o solo bastante irregular, repleto de pedras e charcos. Entre as atrações do topo estão algumas cachoeiras, jacuzzis, vários mirantes como La Ventana, Abismo e Maverick, Marco das três fronteiras.

Fazer uma viagem ao Monte Roraima é muito mais do que apenas caminhar muito e ver paisagens arrebatadoras. É uma viagem que você faz para dentro de si mesmo, se abrindo a novas reflexões e ideias. É Impossível não voltar diferente depois dessa conexão com a natureza.

Planeje sua viagem:

Reserve sua hospedagem pelo mundo no Booking.com

Garanta seu Seguro Viagem com desconto pela Mondial Travel