Elas são imprevisíveis. Então qualquer um que sonhe em assistir esse fenômeno precisa saber quais são os melhores lugares do mundo para ver a Aurora Boreal.

Poucos cenários são tão românticos como esse: um pedido de casamento, no frio da Noruega, embaixo do espetáculo da Aurora Boreal. Não é a toa que a imagem do @dkphotographyau viralizou nas últimas semanas e muita gente só fala nisso!

Os 11 melhores lugares do mundo para ver a Aurora Boreal | Mochilando

Porém, para repetir uma cena dessas – com ou sem pedidos de casamento – é preciso ter um pouco de sorte e cruzar os dedos. Você pode estar até em um bom lugar para assistir a Aurora, mas elas são imprevisíveis. Por isso, é importante aumentar o máximo as suas chances de assisti-la estando no lugar certo, na época certa.

As melhores regiões para assistir o espetáculo da Aurora Boreal ficam entre a latitude de 66 à 69 graus ao Norte. Ali ficam as áreas mais perto do Polo Norte, que inclui o Alasca, Canadá, Groenlândia, o norte da Escandinávia e da Rússia. Essa região pode até se extender um pouco mais quando a atividade solar estiver mais alta, mas é melhor não contar com isso. Existe também a Aurora Boreal do Polo Sul do planeta, que aparecem à partir de março em alguns locais.

Leia Mais:

A caça a Aurora Boreal no Canadá

Como voar de caça militar nos Estados Unidos

Uma ótima dica antes de se aventurar por estes destinos congelantes é checar o site kp index, que mensura as atividades eletromagnéticas na atmosfera e mostram como andam as chances de surgirem as luzes nórdicas. Se ele apontar um número maior de dois, isso é considerado bom para as chances de avisar a Autora Boreal.

Confira os 11 melhores lugares do mundo para ver a Aurora Boreal:

1) Jokulsarlon, Islândia | Melhor lugar: Jokulsarlon Glacier Lagoon

Segundo especialistas, é possível ver a Aurora Boreal em toda a Islândia, mas há um lugar perfeito: a Jokulsarlon Glacier Lagoon,, na costa sudeste da Islândia, a 250 km de Reykjavik. Por lá, um iceberg dentro da lagoa reflete ainda mais as luzes. Uma boa recomendação é checar a previsão do tempo local antes de ir. Chuva ou neve podem acabar com as chances de ver a Aurora Boreal.

2) Fairbanks, Alasca, Estados Unidos | Melhor lugar: Fonte Termal 

 Imagine só: o frio e o cansaço após dias caçando a Aurora Boreal. Se tem uma coisa boa em assisti-la em uma fonte termal é que você vai resolver estes dois problemas.

Você pode assistir o espetáculo no Chena Resortque tem fontes termais. O resort tem até um sistema de “alarme”, que alerta os hóspedes se as luzes começarem a aparecer no meio da noite.

A cidade de Fairbanks, no Alasca, é o melhor lugar para ver a Aurora Boreal nos Estados Unidos. Você pode checar a condição metereológica da região e da Aurora no site da Universidade do Alasca.

 3) Paatsjoki, Finlândia | Melhor lugar: Ponte Paatsjoki, Nellim, próximo a fronteira Finlândia-Rússia

Existem tours de quatro noites, entre dezembro e março, que levam para assistir a Aurora Boreal. Especialistas na área falam que as chances de ver as luzes nórdicas por lá são de 90%. Você pode checar o site do tour na  Nellim Aurora Quest tour .

4) Unstad, Lofoten, Noruega

Você já viu este vídeo do surfista profissional Mick Fanning surfando na Aurora Boreal? Então, Unstad, na Noruega, é um dos melhores lugares para praticar um surfe congelante – e também para avisar as luzes nórdicas. Todo ano, acontece um campeonato de surfe local por lá, que acaba sendo mais um festival do que qualquer outra coisa, pelo espetáculo que é! Você pode checar quando rola o campeonato no site, clicando aqui. 

Ah, e foi lá que o pedido de casamento que falamos acima aconteceu!

 

5) Cairngorms National Park, Escócia | Na sua van alugada

O maior parque nacional britânico é um dos melhores lugares para ver as luzes nórdicas no país. Existe um estacionamento com uma vista espetacular ótimo para ver a Aurora Boreal. As informações estão no site Visit Cairngorms. Lá também é uma região bacana para fazer esportes de neves, trilhas e até jogar golfe.

6) Kangerlussuaq, Groenlândia | Melhor lugar para ver a Aurora Boreal: expedição de trenós puxados por cachorros

O único aeroporto internacional da Groenlândia fica na cidade de Kangerlussuaq, que abre o caminho para o resto do país. Existem tours curtos que levam para a Aurora Boreal de Outubro até Abril. Porém, a expedição mais legal acontece entre fevereiro a abril, que são três dias em trenós puxados por cachorros até a cidade de Sisimiut.

7) Yellowknife, Canadá | Em uma cadeira – com cobertores – em um camping

A cidade de Yellowknife é um lugar ótimo para assistir a aurora boreal. Se você dirigir a 25 minutos do centro da cidade, existe um lugar chamado Aurora Village, um camping onde você poderá desfrutar a aurora em um lounge cheio de design, com cadeiras aquecidas e guias em diversas línguas falando sobre o espetáculo. É melhor mesmo se aquecer, já que as temperaturas podem chegar a 40ºC negativos!

8) Tromsø, Noruega | Melhor lugar: No convés de um navio a vapor

Conhecida também como a “Paris do norte”, a cidade de Tromsø é linda e super acessível para ver a Aurora Boreal. A Secretaria de Turismo da Noruega recomenda uma viagem de barco pela costa do país no Astronomy Voyage, que acontece de outubro a março, e vai perseguindo a Aurora Boreal – com diversos astrônomos à bordo.

9) Abisko, Suécia | Melhor local: em um jantar típico do país

Por lá, é possível ficar uma noite em hotel de gelo ou também curtir uma noite na Aurora Sky Station, chegando de teleférico e poderá curtir um jantar com quatro pratos antes de sair para assistir o espetáculo da Aurora Boreal.

10) Muonio, Finlândia | Melhor lugar: em uma Cabana em meio à natureza

O  vilarejo de Muonio não é lá um grande destino turístico, mas só de ver essa foto noInstagram da Antti Pietikainen, talvez você já se convença. Por lá, além de ver a Aurora, vale a pena conhecer a vizinhança como Olos, Levi e Pallas. O Pallas-Yllastunturi National Park é um destino de esqui e trekking, a apenas 25 minutos de carro do vilarejo.

11) Hemisfério Sul | Melhor lugar: nos extremos sul dos continentes

A Antártida é sem dúvida o melhor lugar para ver a Aurora Boreal, mas também é o mais inacessível – a não ser que você seja um cientista ou um pesquisador. Porém, você pode ver a Aurora Boreal no extremo sul da América do Sul, Australia, Nova Zelândia e África do Sul. Uma boa opção é a ilha Stewart Island, na Nova Zelândia. Por lá, existem apenas 400 habitantes e é coberta de uma natureza deslumbrante.

E você? Já sabe qual é o melhor lugar para ver a Aurora Boreal?

Fonte: CNN