Como colocar toda a sua vida em duas malas de 32 kg para uma mudança? Embarquei para uma jornada de quatro anos fora do país. Chegando aqui, percebi o que eu realmente deveria ter colocado na mala e ninguém me avisou. 

Não é fácil lembrar de tudo para uma viagem de um fim de semana, imagine só para um intercâmbio longo. Vim para a Austrália fazer um mestrado e ficar no mínimo quatro anos. Roupas de frio, de verão, necessaires, produtos indispensáveis de beleza, pequenas decorações com apego emocional, fotos de família e amigos. Tudo isso eu lembrei. O objetivo era fazer o máximo de coisas caberem na mala para não gastar muito quando chegar aqui e começar uma casa nova. Mesmo assim, pequenos detalhes – que fazem a diferença no dia-a-dia – foram esquecidos.

Fazer um intercâmbio já é caro e chegar em um país novo exige investimento – para alugar uma casa nova (e muitas vezes começar do zero), comprar um carro, fazer o primeiro supermercado (sempre caro porque tem os produtos de limpeza e coisas básicas da casa), então quanto mais coisas você puder trazer para não gastar com pequenas coisas, melhor. Se você vier para a Austrália, os seus melhores amigos para começar uma vida de casa nova sem gastar tanto são as lojas: IKEA, K-mart e o supermercado Spudshed.

O que levar na mala para um intercâmbio

Tem coisas que não vão caber na mala, ai você precisa ir assim para o aeroporto…. O importante é levar tudo o que for necessário!

Para que ninguém vá viajar desavisado do que trazer na mala para um intercâmbio, separei alguns itens indispensáveis que esqueci – e outros que lembrei mas vale a pena entrarem na lista para ninguém esquecer.

10 itens que me arrependi de não trazer na mala para um intercâmbio:

Adaptador de tomada

Parece um utensílio besta, mas você vai precisar encaixar os seus carregadores e outros objetos eletrônicos nas tomadas do país que você vai visitar (e sim, os encaixes são diferentes de um país para o outro). Na Austrália, a tomada é completamente diferente de várias no mundo. Compre adaptadores universais antes de sair do Brasil, para quando chegar aqui conseguir encaixar as suas coisas na energia.

Chaveiros

São pequenos detalhes mesmo. Você vai chegar no seu novo país e receber várias chaves novas – das portas da sua casa, do carro, de um armário específico. Onde colocar tudo isso? Melhor trazer um chaveiro para não ter que sair correndo para uma loja de souvenirs.

Caixinha de som

Esse item eu trouxe e faz toda a diferença no dia-a-dia. É muito normal que o começo seja um pouco “solitário” longe dos amigos e família, então uma caixinha de som anima o ambiente e melhora esse sentimento.

Kit de Costura

Caiu o botão do casaco ou rasgou uma blusa? É bom ter um kit básico de costura com agulha, linha e uma tesourinha. Eu esqueci e ainda tenho umas blusinhas rasgadas por aqui que não consigo usar.

Secador de Cabelo

Se você tiver um bom secador de cabelo (e for mulher), vale a pena trazer. Ocupa lugar na mala, mas no começo você não vai querer gastar com isso – apesar de ser barato em muitos países.

Cabo Auxíliar para o Carro

É sempre bom ter um cabo auxiliar para o carro. Assim, você pode dirigir sossegado e se precisar atender uma ligação, o cabo já conecta o celular com o som. Além de você poder colocar a sua própria música.

Transformador de 220v pra 110v.

Cheque como são as tomadas no país que você vai. Aqui na Austrália tudo é 220v, ou seja, os utensílios eletrônicos que trouxe no Brasil que são 110v não funcionam aqui. Um transformador resolveria a vida (eu esqueci e ainda não achei para comprar).

Google Chrome Cast

O Chrome Cast é maravilhoso. Para economizar com televisão, conecte o seu Chrome Cast na TV e faça o streaming da internet do seu computador ou celular para ela. É um dos melhores jeitos de assistir Netflix se você não tem uma SmartTV.

Toalha e Roupa de Cama

Também ocupa bastante lugar na mala, sim. Mas nada como deitar na sua própria cama quando você chega em casa, não é? Trazer isso do Brasil faz você se sentir mais em casa, além de te fazer economizar com roupas de cama que se forem de boa qualidade são caras.

Carregador de carro / porta GPS

Você vai viver com o Google Maps ou Waze ligado no carro. Sua bateria vai acabar mais rápido e você não vai poder segurar o celular com a mão para ver o caminho. Então traga um carregador de celular para carros e um porta celular (desses que você pendura no ar condicionado) também!

Kit básico de ferramenta

Uma hora ou outra você vai se deparar com um móvel novo para montar na sua casa. Uma caixa de ferramentas básica faz toda a diferença nessa hora. Vale trazer o básico na sua mala para um intercâmbio.

Com certeza vão surgir novos itens aos poucos e vou atualizando a lista. E você? Já sabe um pouco mais do que colocar la sua mala para um intercâmbio? Comente aqui!