O Taj Mahal, as Pirâmides de Egito e outros inúmeros lugares, infelizmente, correm o risco de desaparecer devido às mudanças climáticas ou falta de preservação.

Nosso planeta tem incontáveis destinos para se conhecer. Qualquer viajante de carteirinha sabe o quanto é difícil escolher o próximo destino – já que a vontade é ir para todos. Para ajudar um pouquinho nessa decisão, nós selecionamos lugares incríveis para viajar e que podem desaparecer nos próximos anos. Assim, fica mais fácil priorizar para onde ir.

Infelizmente, alguns dos lugares mais icônicos e incríveis ao redor do mundo estão correndo risco de desaparecer por conta das mudanças climáticas ou por falta de cuidado e preservação. De Veneza, na Itália à outros lugares incríveis que você nunca imaginou – é melhor visitar estes lugares abaixo antes que seja tarde.

11 lugares incríveis para visitar antes que eles desapareçam do mapa:

Grande Muralha da China

O excesso de cultivo, a erosão natural e a venda de tijolos da muralha com gravuras históricas já levaram ao dano ou à destruição de quase dois terços da Grande Muralha da China.

11 lugares incríveis para visitar antes que eles desapareçam do mapa

Foto: Shutterstock:zhu difeng

Seychelles

Um destino popular para recém-casados , as ilhas das Seychelles – localizadas no Oceano Índico ao lado da costa de Madagascar – estão desaparecendo devido à erosão nas praias.

Grand Canyon

O Grand Canyon foi listado como um dos 11 lugares históricos mais ameaçados nos EUA pelo National Trust for Historic Preservation no ano passado. Ganhou um lugar na lista devido ao aumento dos projetos de desenvolvimento, que vão desde mineração de urânio até resorts turísticos. Isso poderia levar à destruição de porções significativas do Grand Canyon e sua principal fonte de água, o rio Colorado.

Veneza

Conhecida por seus passeios românticos de gôndola, a cidade de Veneza, na Itália, está se afundando há anos e as inundações severas tornaram-se cada vez mais comuns.

viagem por veneza Por: Patricia Schussel

Foto: Patricia Schussel

Maldivas

As Maldivas, uma no Oceano Índico, estão lentamente afundando devido às mudanças climáticas. Alguns cientistas prevêem que dentro de 100 anos, as ilhas serão completamente submersas.

ilhas maldivas lua de mel

Flickr: Chi King

Big Sur, Califórnia

A região do Big Sur da Califórnia oferece aos visitantes oportunidades incríveis de observação de baleias, mas as recentes secas e incêndios florestais vem prejudicando a região costeira, levando a menos avistamentos dos mamíferos aquáticos a cada ano.

 

Piramides do Egito

As construções cada vez mais próximas na cidade do Cairo, o aumento das águas subterrâneas e a poluição ameaçam os túmulos, os monumentos e as pirâmides do Egito.

Flickr:Dan Lundberg

Grande Barreira de Coral

A Grande Barreira de Corais da Austrália vem sofrendo diversos danos devido ao aumento das temperaturas e ao aumento da poluição ácida, levando seus famosos corais vibrantes a ficarem brancos.

Mar Morto

O Mar Morto, que faz fronteira com a Jordânia e Israel, vem perdendo cada vez mais volume de água e desapareceu em um terço nos últimos 40 anos. Os especialistas temem que, se a água continuar a ser usada no rio Jordão, da qual o Mar Morto tira água, ele corre o risco de desaparecer.

Petra

A cidade semi-construída de Petra é uma das principais atrações turísticas da Jordânia. Infelizmente, o famoso sítio arqueológico vem se deteriorando desde o século passado devido a uma combinação de vento, chuva e constante toque de seus muros pelos turistas. É por isso que você deve evitar tocar em qualquer uma das paredes ao visitar o local.

visitar petra Foto: Clarissa Moliterno

Foto: Clarissa Moliterno

Amazônia

Em um impressionante área de 2,1 milhões de quilômetros quadrados, a nossa Amazônia brasileira é a maior floresta tropical do mundo. É o lar da população de espécies mais diversas do mundo. Porém, a expansão da agricultura pode levar à destruição da floresta tropical nos próximos séculos.

tribo dessana tucana amazonia

Taj Mahal

O emblemático Taj Mahal em Agra, na Índia, tem enfrentado nos últimos anos excesso de poluição e erosão. Alguns especialistas acreditam que eventualmente levaria ao seu colapso.

Shutterstock:Dmitry Strizhakov

E você? Já sabe quais destes lugares incríveis será o próximo em sua lista? Comente aqui!

Fonte: Business Insider