Conheça a incrível estação de trem que fica à 3454 metros de altitude, na Montanha Jungfrau, nos alpes Suiços. A paisagem é surreal.

INTERLAKEN

Esta incrível e pequena cidade, fica situada no coração da Suíça a 568 metros de altitude, entre os lagos de Thun e Brienz e aos pés do tão famoso e monstruoso trio de montanhas, o Eiger, o Mönch e Jungfrau.

A região de Interlaken possui cerca de 125 mil habitantes. Já no centro moram apenas 15 mil pessoas. A maior área de Interlaken é Thun com quase 43 mil habitantes. A língua oficial é o alemão, junto com o suíço-alemão que é o mais falado na região, mas não se preocupe: muitos conseguem falar inglês e também francês.

Interlaken é o ponto de partida para aqueles que estão indo visitar a montanha de Jungfrau. Sem dúvida o grande highlight de minha viagem foi subir a um dos topos da Europa de trem, é uma experiência única e encantadora.

Passei uma tarde em Interlaken antes de subir a montanha Jungfrau de trem. Super recomendo fazer um Free Walking Tour pela cidade. Foi uma experiência muito legal e ainda tive o prazer de experimentar muitos queijos e chocolates durante o tour! Para mais info visite o site ou a página no Facebook.

jungfrau em interlaken

Free Walking Tour – Galera reunida!

Como chegar em Interlaken

Viajar de trem pela Suíça é a coisa mais fácil e mais bonita a se fazer. Para chegar a Interlaken não é diferente, você pode ir de trem saindo dos principais aeroportos e cidades do país, trens com conexões diretas de Paris, Berlin, Frankfurt e também Wiesbaden.

jungfrau em interlaken

Estação Jungfrau

Caso opte por ir de carro, as estradas também são conectadas às principais cidades e aeroportos da Suíça e também principais cidades europeias.

JUNGFRAU

Jungfrau em alemão significa “Moça Jovem”. Ela é a mais alta das três montanhas do maciço montanhoso dos Alpes Berneses, conhecido como Swiss Alps Jungfrau – Aletsch, e considerado patrimônio Mundial da UNESCO.

A montanha de Jungfrau se encontra a exatos 4158 metros de altitude, enquanto Mönch está a 4107 metros e Eiger à 3970 metros.

jungfrau em interlaken

JUNGFRAUJOCH – TOP OF EUROPE

Jungfraujoch é considerado por muitos a maior atração turística quando se visita a Suíça. É a estação de trem mais alta da Europa, localizada a exatos 3,454 metros acima do nível do mar.

jungfrau em interlaken

História da estação mais alta da Europa

Tudo começou quando o empreendedor suíço Adolf Guyer Zeller teve a ideia de construir um túnel que o levasse ao topo de Jungfrau em 1893.

A ideia inicial era construir 7 estações dentro de um túnel que levasse ao topo de Jungfrau. Diversos motivos o impediram de continuar, inclusive aconteceram muitos acidentes e mortes devido as condições de trabalho (frio e altitude). O maior deles aconteceu quando 30 toneladas de dinamites explodiram acidentalmente.
Após 16 anos de construção e adversidades, o trajeto até o ponto mais alto foi construído. É lá que fica Sphinx, um dos mais altos observatórios astronômicos do mundo. A estação se tornou acessível aos turistas no dia 1º de Agosto de 1912. Hoje, a Jungfrau Railway é considerada uma das impressionantes de toda história.

Ao visitar Jungfraujoch, uma área chamada Alpine Sensation é destinada a contar um pouco de sua história. Você conhece tudo guiado por uma esteira que te leva por imagens, músicas e luzes. Você viaja no tempo e acompanha de perto o quão difícil e perigoso foi construir essa estação.
Não deixe a pressa de estar na neve te tirar a chance de acompanhar um pouco mais de perto a história e as pessoas que sāo lembradas e homenageadas pela construção desta tão incrível estação.

O que fazer no topo do Continente

Além da Alpine Sensation mencionada acima, em Jungfrau você encontra outras diversas atividades dentro do mesmo edifício.

A principal e mais turística delas é o observatório Sphinx. Um elevador te leva a 117 metros acima da estação. Antes de chegar aos elevadores que te levam até o Sphinx, você passa por uma sala com imagens de vídeos em 360º do lugar em si, te dando um spoiler do que você vai ver ao subir.

O observatório oferece vista panorâmica das montanhas, tanto do terraço como de seu interior com suas janelas também panorâmicas. Ali você realmente sente na pele o que aquilo tudo representa.

jungfrau em interlaken

Observatório Sphinx

Uma outra atração é o Ice Palace. São caminhos através do gelo preservados até hoje. Além disso, possui esculturas e um bar todinho de gelo.

Ainda dentro do edifício você encontra cinco restaurantes, com paisagens incríveis para os alpes, algumas lojas e também um lugar chamado Lindt Swiss Chocolate Heaven. Acho que não preciso dizer muito né, mas sim é uma loja de um dos melhores chocolates do mundo, onde também te ensinam sobre a história do chocolate e como ele é feito.

jungfrau em interlaken

Ice Palace

Já do lado de fora, você pode ir brincar na neve e apreciar a vista, que também inclui a geleira Grosser Aletsch Glacier.

Durante o verão você pode ir esquiar e fazer Snowboard também, mas essas atividades não estão inclusas no ticket!

É possível caminhar pela neve até em mais ou menos uma hora até a cabana de Mönchsjoch (uma cabana numa parte alta da montanha que te oferece uma vista diferente das montanhas), mas para isso o tempo precisa estar bom e você precisa de roupas propícias para a neve.

jungfrau em interlaken

Brasileiros reunidos

Como chegar no topo da Europa

O ponto de partida é a estação de Interlaken Ost. De lá, você vai viajar pela Bernese Oberland Railway. É possível pegar duas opções de trem, um que vai por Lauterbrunnen e outra que vai por Grindelwald, eu acabei indo por Lauterbrunnen. Chegando em uma destas duas estações, você pega um outro trem já na Wengernalp Railway.

jungfrau em interlaken

Este último trem vai te levar até Kleine Scheidegg, uma estação com uma vista maravilhosa do que está por vir. Dali você segue em um outro trem que vai te levar até a estação final Jungfrau Railway que te leva diretamente ao topo da Europa, Jungfraujoch.

Ou seja, no total são três trens que você pega numa viagem com duração de um pouco mais de duas horas.

Preços

Agora vamos falar da parte chata que ninguém gosta: o valor dos tickets.

Como é de se esperar os tickets sim, são super caros. Porém, eu sou da opinião que caso você tenha o dinheiro no bolso, gaste. É uma experiência única na vida, vale cada centavo e não é todo dia que se pode estar lá.

Preço de ida é 102,20 CHF (cerca de 356 Reais) por pessoa, e se for ida e volta custa 204,40 CHF (cerca de 713 Reais). Isso viajando de segunda classe.

Caso você esteja hospedado em Lauterbrunnen ou Grindelwald o preço fica um pouco mais barato, são 184 CHF (cerca de 643 Reais) desde Grindelwald e 183,60 CHF de Lauterbrunnen, ambos ida e volta tickets.

Estes preços valem até o dia 10 de Dezembro de 2016, após essa data é possível que haja algum tipo de reajuste.

Quem estiver viajando em grupos grandes também pode conseguir preços especiais, para isso visite o site de Jungfrau clicando aqui.

Uma outra opção para quem quer explorar a região é o Jungfrau Travel Pass. O cartão te dá de 3 a 6 dias de viagens ilimitadas pela região de Jungfrau, mas infelizmente ele não vai até o topo da Europa. É apenas para quem busca atividades na região. O preço varia de acordo com a quantidade de dias que escolher, mas começa com 180 CHF (630 Reais) por 3 dias e vai até 255 CHF (890 Reais) por 6 dias.

Chegar ao topo de Jungfrau é um sonho para muitos e eu fui abençoado pela oportunidade. Agradeço ao Mochilando e também ao Turismo da Suíça.

Diego Imai viajou a convite do Turismo da Suíça.

Planeje sua viagem:

Veja hotéis na região de Interlaken na Suíça no Booking.com

Garanta seu Seguro Viagem com desconto pela Mondial Travel