Intercâmbio Austrália

Pela semelhança no clima com o Brasil e mil outros motivos, a Austrália é um dos países prediletos entre os brasileiros na hora de procurar por um intercâmbio. Praias paradisíacas, oportunidades de estudo e trabalho e cidades entre os maiores índices de qualidade de vida do mundo são alguns dos maiores atrativos do país.

Fazer um intercâmbio para a Austrália é estar “isolado” do mundo, mas em outro lado da balança está o fato dele ser um melhores países para se viver. O país tem oportunidades de uma boa qualidade de vida, trabalhos, boas escolas de inglês e renomadas universidade. Além disso, reserva inúmeras oportunidades de viagens tanto nacionais, quanto para países asiáticos por preços acessíveis.

Empacotei minhas malas com destino a Perth, na Austrália Ocidental. Vim fazer um mestrado por aqui e não há como não recomendar a experiência para outras pessoas. Porém, é preciso se preparar para diversas mudanças de padrões, costumes e para a saudades que bate forte muitas vezes também. Se me perguntarem quanto tempo é bom para ficar por aqui, minha resposta é: “Quanto tempo você está disposto a ficar longe de sua família e amigos?”, porque fora este motivo, são poucas as razões para querer ir embora.

Intercâmbio Austrália: Como escolher a melhor cidade para o seu perfil?

Flickr: dany13

Engana-se quem pensa que as cidades da Austrália pouco diferem e são parecidas entre si. O país é tão grande quanto o Brasil em tamanho. Por isso, a cultura, as características e até o sotaque mudam de região para região.

Para saber qual cidade se encaixa mais com o seu perfil, é só ler as dicas abaixo. Este é o primeiro post do guia Intercâmbio Austrália aqui no Mochilando, acompanhe os próximos no site.

Intercâmbio Austrália: Como escolher a melhor cidade para o seu perfil?

Sydney

dicas da australia | Intercâmbio Austrália: Como escolher a melhor cidade para o seu perfil?

Opera House em Sidney – Foto: Divulgação

A maior e mais importante cidade do país, Sydney é parada obrigatória para quem visita a Austrália. Sydney tem uma diversidade enorme de praias, além de uma energia de cidade grande: lugares agitados, cheios de gente, muitas atrações e coisas para fazer. É uma ótima opção para quem gosta do clima de cidade grande. Porém, por ter uma população grande, os preços de aluguel são muito caros, além de ser uma cidade mais competitiva em termos de trabalho.

Melbourne

Intercâmbio Austrália: Como escolher a melhor cidade para o seu perfil?

Flickr: Garry

A segunda maior cidade da Austrália, Melbourne tem a atmosfera mais “européia” da Austrália. Além de ser uma cidade com temperaturas mais frias do que o resto do país, tem um dos cenários culturais mais ricos também. É uma excelente opção para quem não liga para um inverno mais rigoroso, mas gosta de estar perto de acontecimentos e eventos de todos os tipos. Melbourne também é excelente para quem procura por diversas oportunidades de trabalho.

Brisbane

Intercâmbio Austrália: Como escolher a melhor cidade para o seu perfil?

Brisbane é a terceira maior cidade em termos de população e economia da Austrália. A cidade é uma boa opção para quem gosta de temperaturas mais quentes – sem inverno rigoroso – e ainda ter um clima de cidade grande. Porém, se você está pensando em praia, esta não é a cidade, já que fica a ao menos meia hora de carro das praias da região.

Gold Coast

A Gold Coast tem ficado cada vez mais popular no gosto dos brasileiros. Não é a toa, já que tem uma atmosfera muito familiar (talvez por ouvir muito português na rua, ou por lembrar algumas cidades do Brasil). Uma mistura de Miami com atmosfera de Rio de Janeiro, a Gold tem temperaturas excelentes e diversas praias bonitas. É uma excelente opção para quem quer agito, baladas e gosta de um centro com arranha-céus imensos (o maior da Austrália, por exemplo, fica lá). Porém, é preciso se preparar para um número enorme de brasileiros por lá também.

Perth

Perth. Foto: Virginia Falanghe

Sou suspeita para falar de Perth, já que é a cidade que escolhi. A cidade grande mais isolada do mundo tem suas vantagens e desvantagens, só depende do seu perfil. Com uma atmosfera muito mais tranquila que o leste da Austrália. O clima por aqui é muito mais para quem ama a natureza, quer ficar próximo de praias incríveis e ainda ter a atmosfera de uma cidade grande mais tranquila.

E você? Achou nosso guia Intercâmbio Austrália útil? Comente aqui!