Dirigir na mão inglesa pode parecer desafiador, mas existem modos de fazer a experiência ainda mais fácil. Descubra qual é a melhor locadora e tudo o que você precisa saber antes de alugar um carro na Irlanda

A Irlanda é um dos destinos favoritos dos brasileiros que vão estudar inglês fora do país. Além dos cursos serem mais em conta do que países como Londres, Estados Unidos e Austrália, a Irlanda oferece muita qualidade de vida, uma capital cheia de cultura e atrações, além de paisagens deslumbrantes.

Leia Mais:

O que fazer na Irlanda: Conheça o Newgrange, um dos monumentos mais antigos do mundo

10 motivos que vão te fazer querer fechar um intercâmbio agora mesmo

Jameson X Guinness: Os sabores de Dublin

Ir para a Irlanda e ficar apenas em Dublin é desperdiçar uma oportunidade de viajar por um dos países mais fascinantes da Europa. Como 90% dos brasileiros que vão para Dublin são estudantes, a boa dica é alugar um carro junto com os amigos e sair em uma roadtrip pelo país. Fica mais barato para todo mundo, além de muito divertido.

Fiquei um mês na Irlanda estudando inglês. Decidi alugar um carro para conhecer um pouco mais do país. É uma experiência que definitivamente todo mundo que está por lá deveria fazer porque o país é incrível e tem muito a ser explorado.

Aluguei um carro com a Sixt e fiz um roteiro de um fim de semana no país, mas que o ideal seria ficar ainda mais tempo em cada lugar. Já para conhecer Dublin, não vale a pena alugar carro. É muito difícil – e caro – estacionar por lá e tudo pode ser feito à pé.

Aluguei o carro pelo fim de semana e retirei o carro no centro de Dublin, pertinho de Spire. Uma boa dica é retirar o carro logo cedo, antes de sua viagem e já pegar a estrada logo depois, porque a pernoite em Dublin pode sair bem cara (eu paguei 20 euros para estacionar o carro uma noite).

como alugar um carro na irlanda Foto: Flavio Antunes

Na estrada com a Sixt Aluguel de Carros

Confira tudo o que você precisa saber antes de dirigir na Irlanda:

Reserva e retirada do carro:

É muito fácil e sem burocracias alugar um carro na Irlanda. Com a Sixt, você pode reservar o carro ainda no Brasil, escolher o modelo e retirar o veículo de forma rápida por lá. Chegando na loja da Sixt, é só apresentar o passaporte e o cartão de crédito para o depósito caução. A retirada do carro é muito rápida.

Antes de começar a dirigir e o que você precisa saber sobre a mão inglesa:

Ainda na locadora, eles explicam como é dirigir na mão inglesa e dão todas as dicas. Para quem nunca teve essa experiência, eles facilitam ainda mais. A Sixt dá uma pulseira para você colocar no punho esquerda e não esquecer em que mão dirigir. No painel, eles colocam um adesivo que reflete no vidro e também te lembra sempre onde ficar.

como alugar um carro na irlanda Foto: Flavio Antunes

A pulseira para te lembrar da mão inglesa, ótima ajuda da Sixt!

No começo é preciso um pouco de atenção, principalmente na cidade onde tem um trânsito maior. Nos cruzamentos, por exemplo, é bom tomar cuidado. Mas em meia hora já dá para pegar o jeito. Depois, na estrada, não tem muita diferença – só a ultrapassagem que é feita pela direita. Os comandos dos pedais não mudam, são iguais aos do Brasil. Uma boa dica é pegar um carro automático, assim não é preciso se preocupar com a marcha e sim focar na novidade da mão inglesa.

como alugar um carro na irlanda Foto: Flavio Antunes

Mão Inglesa

No trânsito, respeite as leis. Os irlandeses levam a questão de segurança muito a sério e tem bastante radares espalhados pelo país.

Estacionamentos

Uma das principais dificuldades para quem tem carro em Dublin é o estacionamento. Além de ser muito difícil de achar vagas, os estacionamentos são muito caros. Os parquímetros na rua custam 3 euros a hora durante o dia. Já à noite, você pode deixar o carro das 20h até às 8h por 3 euros o período.

Em algumas atrações espalhadas pelo país também é preciso pagar estacionamento. Nos Cliffs, por exemplo, são 10 euros. Porém, em algumas atrações, não é preciso pagar para entrar, só para estacionar.

O Roteiro

Sai na sexta-feira de manhã de Dublin com destino a Galway, onde passei a sexta-feira à tarde e a noite. Vale a parada por lá para conhecer a cidade. Depois, no sábado, fui rumo ao Cliffs Of Moher, uma das atrações mais maravilhosas da Irlanda. Vale muito a pena ficar por lá e explorar toda a região, que tem muito a oferecer. Se puder, hospede-se à noite em um Bed & Breakfast no local (dá para reservar com antecedência). No meu caso, passei à noite em Limerick, mas recomendo a hospedagem na região de Cliffs of Moher.

como alugar um carro na irlanda Foto: Flavio Antunes

Roteiro da Viagem

No dia seguinte, fui rumo a Dingle, que é o começo de uma região chamada Ring of Kerry. Especialistas no turismo local recomendam ficar de 4 a 5 dias só nesse local, mas acabei ficando 1 dia só e fiquei com vontade de conhecer ainda mais! Depois, no domingo, voltei para Dublin.

O roteiro é maravilhoso e uma maneira muito legal de conhecer a Irlanda. Ter um carro próprio é essencial, já que você não fica preso aos horários do tours e você ganha muita flexibilidade e liberdade para explorar a região do jeito que você preferir – e longe das multidões.

O que faltou no Roteiro:

Faltaram mais dias para fazer a incrível região do Ring of Kerry. Como estava estudando e só tinha um mês por lá, não deu para conhecer desta vez. Mas a cidade de Dingle já deu o gostinho de como é essa área maravilhosa.

A Irlanda é linda e tem mil e uma possibilidades de viagens dentro do país – e lugares ainda pouco explorados. Uma outra opção de roteiro é conhecer a Irlanda do Norte.

Na hora de entregar o carro

Diferente do Brasil, na hora da entrega do carro a Sixt não faz a vistoria do carro e demora horas para te liberar. Pelo contrário, você chega e o responsável da loja pergunta se está tudo bem com o carro, você deixa a chave e ele te deixa ir embora muito rápido. Porém, como padrão em todas as locadoras, é preciso devolver o carro com tanque cheio. Se você não devolver, eles cobram a gasolina (que às vezes pode sair mais cara do que em um posto normal).

Depósito de Garantia

As locadoras de carro sempre pedem um depósito de garantia na hora de retirada do carro. O valor depende do modelo do carro que você vai alugar – se é um modelo de luxo ou mais econômico. Além disso, o preço varia se você está alugando o carro com seguro ou não. O valor varia de 100 a 1500 euros a diária. Uma boa dica é se você tiver um cartão de crédito premium ou platinum, eles geralmente cobram o valor do seguro do carro. Se não, é sempre uma boa se precaver e adquirir o seguro também direto com a locadora.

Na hora de Abastecer

A hora de colocar gasolina é uma verdadeira experiência. Diferente do Brasil, os postos são self service, ou seja, você é quem coloca a gasolina no próprio carro. É muito fácil e divertido também. Você só precisa verificar se o carro é gasolina ou diesel, abastecer e pagar no fim no caixa do posto.

Saiba mais

Para saber mais sobre como é dirigir na Irlanda e mais informações de aluguel de carro, entre no site da Sixt.

E você? Já sabe como dirigir na Irlanda ? Comente aqui!

Planeje sua Viagem:

Encontre sua hospedagem em Dublin, na Irlanda, no Booking.com

Salvar

Salvar